domingo, 21 de fevereiro de 2010
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
sábado, 9 de janeiro de 2010
Desencontros
I've been living with a shadow overhead
I've been sleeping with a cloud above my bed
I've been lonely for so long
Trapped in the past, I just can't seem to move on
I've been hiding all my hopes and dreams away
Just in case I ever need em again someday
I've been setting aside time
To clear a little space in the corners of my mind
All I want to do is find a way back into love
I can't make it through without a way back into love
Oh oh oh
I've been watching but the stars refuse to shine
I've been searching but I just don't see the signs
I know that it's out there
There's got to be something for my soul somewhere
I've been looking for someone to shed some light
Not somebody just to get me through the night
I could use some direction
And I'm open to your suggestions
All I want to do is find a way back into love
I can't make it through without a way back into love
And if I open my heart again
I guess I'm hoping you'll be there for me in the end
oh, oh, oh, oh, oh
There are moments when I don't know if it's real
Or if anybody feels the way I feel
I need inspiration
Not just another negotiation
All I want to do is find a way back into love
I can't make it through without a way back into love
And if I open my heart to you
I'm hoping you'll show me what to do
And if you help me to start again
You know that I'll be there for you in the end
oh, oh, oh, oh, oh
Canção: Way Back Into Love (Hugh Grant e Haley Bennett)
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Um pedido singular: livros

(Verifiquei que a pessoa existe, é professora, a morada da Embaixada em Timor está correcta.)
"Caros amigos,
Como alguns sabem e outros nem por isso (e assim aqui vai a notícia): Estou em Timor a dar aulas na UNTL (Universidade Nacional de Timor Leste) no âmbito de uma colaboração com a ESE do Porto.
Aquilo que venho pedir é o seguinte: LIVROS!!!
Não vou dar a grande conversa que é para montar uma biblioteca ou seja o que for, porque não é. O que se passa é o seguinte.... Não sei muito bem como funcionam as instituições, nem fui mandatada para angariar seja o que for, mas o que é certo é que sou (somos!) muitas vezes abordados na rua por pessoas que desejariam aprender português mas não possuem um livro sequer e vão pedindo, o que é muito bom.
O que é certo é que a minha biblioteca pessoal não suportaria tanta pressão e nem eu, nos míseros 50 quilos a que tive direito na viagem, pude trazer grande coisa para além dos livros de trabalho de que necessito.
COMO MANDAR?
Basta dirigirem-se aos correios (CTT) e mandarem uma encomenda tarifa económica para Timor (insistam porque nem todos os funcionários conhecem este tarifário!) e mandam a coisa por 2,49 €. Claro que a encomenda não pode exceder os 2 quilos para poder ser enviada por este preço.
Devem enviar as encomendas em meu nome (Joana Isabel Freitas Leite Domingues Souto) para:
Embaixada de Portugal em Díli
Av. Presidente Nicolau Lobato
Edifício ACAIT
Díli - TIMOR LESTE
E O QUE MANDAR?
Mandem por favor livros de ficção, romances, novela, ensaio, livros infantis etc. Evitem gramáticas e manuais escolares. Dicionários, mesmo que um pouquinho desatualizados são bem vindos. Este critério é meu e explico porquê. Alguns timorenses (estudantes e não só) são um bocado fixados em aprender gramática mas ainda não têm os skills básicos de comunicação. Parece-me melhor ideia que possam ler outras coisas, deixar-se apaixonar um bocadinho pelas histórias mesmo que não entendam as palavras todas, do que andarem feitos tolinhos a marrar manuais e gramáticas. O caso dos dicionários é outro. Um aluno, por exemplo, usa um dicionário português-inglês para tentar adivinhar o significado das palavras. Como o inglês dele também não é grande charuto imaginam como é a coisa.
Bom, espero ter vendido bem o peixe do povo timorense. Falam pouco e mal mas na sua grande maioria manifesta simpatia pela língua portuguesa. De qualquer forma isto não vai lá (muito sinceramente) com umas largas dezenas de professores portugueses por cá. É preciso ter a língua a circular em vários meios e suportes. Espero que respondam ao meu apelo!! Eu por cá andarei sempre com um livrito na carteira para alguém que peça!
Um beijo,
Joana Souto."
P.S.: Por favor divulguem entre os vossos amigos. MUITO OBRIGADA!!!
O mundo dos livros
This Is Where We Live from 4th Estate on Vimeo.
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Promoção da leitura
domingo, 29 de novembro de 2009
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Livros...
Cyrano foi um dos livros e conta a história de Cyrano de Bergerac a partir da obra, com o mesmo título, de Edmond Rostand.
A outra obra é Baba Yaga e começa assim:
“Baba Yaga tinha um único dente. E foi provavelmente isso que a tornou tão má.”
A ilustradora chama-se Rebecca Dautremer. Visitem o sítio da artista aqui.
E, já agora, vejam um pequeno filme realizado por um fã de Rebecca Dautremer:
domingo, 15 de novembro de 2009
Sozinho!
sábado, 14 de novembro de 2009
Michael Jackson e a Terra Mãe
Uma canção com um tema forte, um vídeo impressionante!
What about rain?
What about all the things
That you said we were to gain?
Is there a time?
What about all the things
That you said was yours and mine?
All the blood we've shed before?
Did you ever stop to notice
This crying Earth, these weeping shores?
Ooh-ooh-ooh-ooh-ooh
Ah-ah-ah-ah-ah
Ooh-ooh-ooh-ooh-ooh
Look what we've done
What about all the peace
That you pledge your only son?
Is there a time?
What about all the dreams
That you said was yours and mine?
All the children dead from war?
Did you ever stop to notice
This crying Earth, these weeping shores?
Ooh-ooh-ooh-ooh-ooh
Ah-ah-ah-ah-ah
Ooh-ooh-ooh-ooh-ooh
I used to glance beyond the stars
Now I don't know where we are
Although I know we've drifted far
Ooh-ooh-ooh-ooh-ooh
Ah-ah-ah-ah-ah
Ooh-ooh-ooh-ooh-ooh
Ah-ah-ah-ah-ah
Ooh-ooh-ooh-ooh-ooh
Ah-ah-ah-ah-ah
(What about us?)
What about the seas?
(What about us?)
The heavens are falling down
(What about us?)
I can't even breathe
(What about us?)
(What about us?)
I need you
(What about us?)
What about nature's worth?
(Ooh)
It's our planet's womb
(What about us?)
(What about it?)
We've turned kingdoms to dust
(What about us?)
What about elephants?
(What about us?)
Have we lost their trust
(What about us?)
(What about us?)
We're ravaging the seas
(What about us?)
What about forest trails?
(Ooh)
Burnt despite our pleas
(What about us?)
(What about it?)
Torn apart by creed
(What about us?)
What about the common man?
(What about us?)
Can't we set him free
(What about us?)
(What about us?)
Can't you hear them cry?
(What about us?)
Where did we go wrong?
(Ooh)
Someone tell me why
(What about us?)
(What about it?)
What about the days?
(What about us?)
What about all their joy?
(What about us?)
What about the man?
(What about us?)
(What about us?)
What about Abraham?
(What about us?)
What about death again?
(Ooh)
Do we give a damn?
Ooh-ooh-ooh-ooh-ooh
Ah-ah-ah-ah-ah
Ooh-ooh-ooh-ooh-ooh
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Uma história encantada
Vejam um pouco do seu trabalho aqui. E, já sabem. Se tiverem oportunidade de assistir a uma representação do Teatro e Marionetas de Mandrágora não a percam. Vale, realmente, a pena ver o seu trabalho. Digo eu e dizem os 28 meninos da Escola da Ribeira que estiveram quase uma hora com a respiração suspensa a assistir a esta história mágica.
domingo, 8 de novembro de 2009
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
A Língua Portuguesa
Há mais...
Outro filme sobre o mesmo tema
Os Gatos e o falar bom português
quarta-feira, 11 de julho de 2007
POWERPOINT... O QUE NÃO SE DEVE FAZER
Don McMillan foi engenheiro em várias empresas, incluindo a IBM. Hoje parodia muitas das situações/apresentações de técnicos em todo o mundo.
Apreciem a rábula...
sexta-feira, 6 de julho de 2007
E-HISTÓRIAS
http://www.contandohistoria.com/Bunny.htm
http://www.contandohistoria.com/leiteira.htm
Reparem que nesta última história, os garotos podem mesmo saber quem foi Esopo, sempre de uma forma atractiva e divertida.
quinta-feira, 5 de julho de 2007
OS E-BOOKS E A ESCOLA
Será que o livro impresso, tal como sempre o conhecemos, vai morrer?
É um facto que o livro electrónico tem vantagens. Elas são intuitivas e resumem-se em poucas palavras:
· Economia de espaço, tempo e custo.
Já é possível, hoje em dia, armazenar 4 mil páginas num “objecto” do tamanho de um livro de bolso, com pouco mais de 0,5 kg de peso.
Por outro lado, permite uma maior rapidez na consulta da informação a custo quase zero em virtude da existência da Internet.
·Acessibilidade
A informação está mais facilmente acessível. Não é necessário sair de casa para comprar “Amor de Perdição”, o livro que me apeteceu começar a ler, ou consultar aquele livro raro, tão raro que só existe um exemplar, e que eu consigo ter à minha disposição em perfeitas condições de utilização.
·Motivação
A leitura de um livro electrónico pode tornar-se mais apelativa, pois um e-book permite ler e ouvir, ao mesmo tempo. Por outro lado, a existência de imagens animadas e hiperligações torna a leitura mais lúdica e apelativa para os mais jovens.
·Democratização da cultura
A facilidade de acesso à cultura, proporcionará mais educação, mais informação, mais conhecimento para todos.
Um e-book, tal como o livro impresso, continua a proporcionar-nos conhecimento, informação, prazer naquilo que lemos. Afinal, é um livro. Apenas tem um novo formato e possui funcionalidades diferentes e multifacetadas. Isso é mau? Não me parece. Aliás, para as escolas é um novo mundo que se abre; novas potencialidades se desenham. Quem sabe se, desta forma, não conseguimos motivar mais os nossos alunos? Não estão os quadros electrónicos a obter óptimos resultados?
A novos formatos correspondem novos hábitos e são os hábitos instalados que dificultam a mudança.
Têm que concordar comigo que é mais motivador para um aluno consultar uma e-enciclopédia, com hiperligações que o esclareçam com a rapidez de um clique, do que pegar num livro e depois noutro e ainda noutro para obter toda a informação que necessita.
Até mesmo uma aula é diferente se, em vez de usarmos o manual impresso, utilizarmos o correspondente e-book.
Afinal, afinal, o que é realmente importante é que os alunos não só leiam como procurem e obtenham rapidamente a informação que necessitam. O suporte em que essa informação se faz “transportar” é, na minha opinião, absolutamente secundário.
E agora, perguntam vocês:
- Mas, com tantas vantagens do e-book, não corremos o risco de matar o livro impresso?
- Não- respondo eu. O livro impresso não morrerá!
Umberto Eco disse que por mais velocidade que um carro consiga atingir, isso não tornará uma bicicleta obsoleta. Da mesma forma, a fotografia não tornou a pintura menos interessante e menos fonte de prazer.
Além disso, e esta é a minha opinião, não há máquina que proporcione o prazer que é tocar, acariciar um livro, virar a página e, porque não, sentir o “perfume” do papel.
terça-feira, 19 de junho de 2007
PARTILHA (mais uma vez...)
terça-feira, 12 de junho de 2007
Poemas Sol tos 2007

No passado dia 8, realizou-se a cerimónia de entrega dos prémios do 3º Concurso de Poesia Poemas Soltos. Este é um concurso que envolve todas as escolas do concelho de Gondomar e é organizado pelos Centros de Recursos Educativos.
Este ano, o secretariado foi constituído pela Escola Secundária de Gondomar e E.B.2,3 de Jovim, representadas pelos coordenadores João Carlos Brito e Glória Varão, respectivamente.
As tarefas de secretariado desenrolaram-se em várias etapas: divulgação do concurso pelas escolas com distribuição de material de publicitação; design dos cartazes e capa do livro (este ano a cargo da professora Sofia Toscano da E.B.2, 3 de Jovim), recolha dos trabalhos e divisão por escalões; entrega dos trabalhos ao júri; digitação dos textos e fotocomposição electrónica do livro.
474 foi o número de trabalhos que, este ano, foram a concurso.
A cerimónia de entrega de prémios realizou-se no Auditório Municipal de Gondomar, pelas 21.30h, tendo pais e alunos lotado completamente o espaço.
Saiba um pouco da história deste concurso no powerpoint que elaborei aquando do 3º Encontro de Bibliotecas Escolares do Concelho de Gondomar.
sábado, 2 de junho de 2007
5 de Junho-Dia do Ambiente
Um amigo enviou-me este filme e não posso deixar de o mostrar a todos vocês. Se ficaram tão revoltados como eu subscrevam a petição em
http://www.thepetitionsite.com/takeaction/391762699
sexta-feira, 1 de junho de 2007
PARTILHA
quarta-feira, 30 de maio de 2007
PARTILHANDO DE NOVO
sexta-feira, 18 de maio de 2007
MAIS PARTILHA!
PARTILHANDO ...
Aqui vão algumas fotos interessantes.
quinta-feira, 17 de maio de 2007
A WEB 2.0
Hoje, no entanto, sou uma pessoa muito mais INFORMADA. Aprendi o que é a WEB 2.0.
Querem pôr-me à prova? Então vejam!
A Web "de antigamente" era monótona, parada, pouco criativa. Com ela, éramos uns internautas consumidores, nada produzíamos. A "coisa" funcionava apenas de lá para cá.
Ora, os consumidores cansaram-se de nada fazer e revoltaram-se...
"Não, esta vida não é para mim! Quero trabalhar! Quero participar! Quero dar a minha opinião! Quero falar de mim, dos meus gostos! Quero partilhar as minhas coisas com os meus amigos e com o mundo!!! Partilhar as minhas fotos preferidas, as minhas músicas, os meus vídeos!Também quero conhecer a opinião dos outros sobre tudo o eu penso! Mas... não quero esforçar-me muito. Vou ter que o fazer de uma forma rápida e fácil. Isto de fazer uma página é muito demorado! Preciso de qualquer coisa que me permita criar, clicar e publicar. E, se eu puder aproveitar o que outros já fizeram e pô-lo à minha maneira ainda melhor!"
Pois, foi assim que surgiram os blogues, os wikis, sítios de publicação simples e rápida. Surgiu, pois, aquilo a que se chama software social: Youtube, FlicKr, del.cio.us, slideshare ... fazem parte deste grupo. Por tudo isto, a Web 2.0 é chamada de social. Através dela as pessoas criam laços. Ao partilhar, há uma maior interacção entre os agentes.
quarta-feira, 16 de maio de 2007
TENHO UM BLOGUE!
Dou hoje início a este blogue. Nele vou mostrar o que vou aprendendo ao longo da formação. Consegui rejeitar os "templates" pré-estabelecidos e ir buscar à net um que, embora não seja personalizado, está mais dentro do meu gosto. Considero-me uma pessoa alegre e bem disposta e o ambiente de fundo que escolhi tem a ver com essa minha maneira de ser.
Também fui capaz de importar uma caixa de diálogo o que permitirá interactividade entre quem emite a sua opinião e a minha pessoa.
Façam o favor de participar! Emitam a vossa opinião, mas, please, não batam muito!