quinta-feira, 17 de maio de 2007

A WEB 2.0

Já percorri algum caminho na estrada do conhecimento. Desde 3ª feira passei daquilo que conhecia como web, para a Web 2.0. O que é facto é que a Web 1.0 passou por mim sem eu dar conta. O mundo passa por nós e, às vezes, nem nos apercebemos...
Hoje, no entanto, sou uma pessoa muito mais INFORMADA. Aprendi o que é a WEB 2.0.
Querem pôr-me à prova? Então vejam!
A Web "de antigamente" era monótona, parada, pouco criativa. Com ela, éramos uns internautas consumidores, nada produzíamos. A "coisa" funcionava apenas de lá para cá.
Ora, os consumidores cansaram-se de nada fazer e revoltaram-se...
"Não, esta vida não é para mim! Quero trabalhar! Quero participar! Quero dar a minha opinião! Quero falar de mim, dos meus gostos! Quero partilhar as minhas coisas com os meus amigos e com o mundo!!! Partilhar as minhas fotos preferidas, as minhas músicas, os meus vídeos!Também quero conhecer a opinião dos outros sobre tudo o eu penso! Mas... não quero esforçar-me muito. Vou ter que o fazer de uma forma rápida e fácil. Isto de fazer uma página é muito demorado! Preciso de qualquer coisa que me permita criar, clicar e publicar. E, se eu puder aproveitar o que outros já fizeram e pô-lo à minha maneira ainda melhor!"
Pois, foi assim que surgiram os blogues, os wikis, sítios de publicação simples e rápida. Surgiu, pois, aquilo a que se chama software social: Youtube, FlicKr, del.cio.us, slideshare ... fazem parte deste grupo. Por tudo isto, a Web 2.0 é chamada de social. Através dela as pessoas criam laços. Ao partilhar, há uma maior interacção entre os agentes.
Já sou uma internauta 2.0 e quero, desde já, partilhar. Por isso, vou dividir convosco o prazer de ouvir alguns hits de 2006. (em cima)

2 comentários:

Luís Ferreira disse...

É, sem dúvida que a chamada web2.0 é algo muito mais dinâmico e fácil, promove um incrível encontro das pessoas - dos seus gostos, ideias e ideais - e acho que é muito mais democrática. Fizeste-me lembrar os meus primeiros tempos de web1.0, de iliteracia digital, de quebrar a cabeça pra fazer uma paginazinha ruim...
Em termos da nossa formação e deste exercício de construir um blog, acho que o que é importante é partilharmos opiniões, links e documentos sobre o tema. E, claro, espero que sobre um tempinho pra partilhar outros gostos e infomações.
Agora um reparo: no teu blog fica-se sem saber quem tu és???
Até!
Luís

Leitor desconhecido disse...

Que aspecto tão convidativo! E a partilha de recursos, bastante uteis, por sinal, está bem apelativa. Vou voltar mais vezes ;)
MRosário